Como Escrever um Resumo no seu Perfil Linkedin

templates linkedin   A seção do resumo no Perfil Linkedin é o espaço ideal para escrever um pouco mais sobre você!  Este espaço de texto livre é excelente para descrever as suas motivações, ambições, áreas de atividade ou especialidade sem qualquer limitação de formatos. A única limitação são os 2.000 caracteres permitidos, que convenhamos, são mais do que suficientes.   Normalmente, esta secção inicia a leitura e análise de qualquer perfil no Linkedin, surgindo por defeito no topo do perfil.  

O que devemos escrever?

  Na elaboração desta seção, deve ter em linha de conta os seus propósitos na rede que vão fazer variar o seu conteúdo. Profissionais no Ativo (sem grandes responsabilidades comerciais nas suas empresas): O resumo deve responder às seguintes questões:
  • Quem sou eu? Fale um pouco sobre si, sobre as suas características pessoais e sociais que não aparecem refletidas nas atividades profissionais.
  • O que faço profissionalmente? Em que áreas / indústria estou a atuar? Explique com rigor o que faz! Detalhe! Vá um pouco mais longe do que a denominação do seu cargo possa indiciar. Mencione também a indústria onde opera.
Se sentir necessidade de explicar um pouco sobre o seu percurso anterior, pode fazê-lo agora. Reforço a ideia a todos os utilizadores de que, nos dias de hoje, os profissionais de recursos humanos, recrutadores, clientes, investidores realizam pesquisas sobre si! Querem ter confiança em si! Não perca a oportunidade de redigir um texto para transmitir essa confiança!
  • Quais as minhas competências chave ? Sem ser excessivamente exaustivo, considere a possibilidade de evidenciar as suas competências técnicas nem que sejam demasiado técnicas! O seu visitante será entendido na matéria e irá procurar esses detalhes mais específicos.
 
  • Como me podem contactar? Este elemento servirá para facilitar o contacto. Relembro que se o visitante ao seu perfil ainda não estiver ligado a si, não conseguirá visualizar o seu contacto de email /telefone. Neste caso em especial poderá não ser considerado fundamental para si.
    Adicione ainda conteúdo multimédia para reforçar a sua credibilidade junto de outros utilizadores. Pode adicionar vídeos, apresentações, pdf’s e até links para páginas de internet.    

Saiba Mais Sobre Os Maiores Segredos Sobre a Procura de Emprego Através do Linkedin (e que Nunca Ninguém Lhe Ensinou)… 

  Profissionais no Ativo (com responsabilidades comerciais nas suas empresas): O resumo deve responder às seguintes questões:
  • Quem sou eu?
  • O que faço profissionalmente? Em que áreas / indústria estou a atuar? Que produtos / serviços vendo? Que problemas resolvemos com os nossos produtos?
Para além do que já foi exposto no perfil anterior, deve identificar a tipologia de produtos e serviços que vende e que tipo de problemas pretende solucionar aos clientes. Esta explicação é muito útil para quem o visita! Na maior parte das vezes, é mais relevante saber o  benefício do produto do que o seu nome!
  • Quem são os meus clientes tipo? Mais do que os nomes dos clientes (também podem credibilizar a si e à empresa), identifique o segmento, indústria e características básicas dos clientes.
 
  • Como me podem contactar? Este elemento fundamental servirá para facilitar o contacto. Relembro que se o profissional ainda não estiver ligado a si, não conseguirá visualizar o seu contacto de email /telefone. Não quererá que um potencial cliente vá embora do seu perfil, frustrado por falta de contactos diretos!
  Adicione conteúdo multimédia relevante para a sua atividade comercial. O seu portfólio de serviços, apresentações institucionais ou de produto, vídeos sobre empresa, etc.   Profissionais no Ativo (na área do Recrutamento / Recursos Humanos):   O resumo deve responder às seguintes questões:  
  • Quem sou eu?
  • O que faço profissionalmente? Em que áreas / indústria estou a atuar?
  • Qual a cultura organizacional da minha empresa (Employee Value Proposition)?
Mas será que vale a pena trabalhar na minha empresa? Aproveite este espaço e escreva um texto (que pode ser colocado por todos os seus colegas de RH da empresa) que reforce a proposta de valor da empresa para potenciais candidatos. Hoje o candidato faz uma avaliação rigorosa da empresa antes de assumir compromissos. Esta avaliação é maior quanto mais alta for a função ou cargo que pretendem ocupar.
  • Que necessidades (ao nível de recursos humanos) tenho ? Liste as principais funções que procura na empresa. Pode variar com regularidade. Acolher profissionais na sua rede de contactos de áreas críticas para a empresa vai facilitar e encurtar muito o “time to recruit” de um candidato.
 
  • Como devem proceder para realizar uma candidatura espontânea / contacto à minha empresa. Explicite todos os passos para envio de candidaturas, podendo até incluir um link para página da internet no texto para esse fim.
  Na seção do Resumo pode ainda adicionar conteúdo multimédia. Esta utilizadora faz um excelente uso destes conteúdos complementares para a sua atividade de recrutamento.  

Procura Emprego ou Deseja Progredir na Sua Carreira? Veja AQUI Como Pode Conseguir

  Profissionais à procura de novos desafios profissionais. O resumo deve responder às seguintes questões:
  • Quem sou eu?
  • O que fiz profissionalmente (quais eram as minhas responsabilidades?)? Em que áreas / indústria atuei?
Aproveite para resumir as suas principais responsabilidades nos projetos anteriores por onde esteve sem esquecer de fazer referência as principais funções que ocupou e às indústrias a que esteve associado.
  • Quais os meus principais resultados?
Os recrutadores querem ver resultados! Este é um pouco muito importante para quem procura novos desafios.
  • O que quero fazer? O que procuro?
Revele as suas motivações, referindo as funções / cargos (listagem de todas as funções para que está disponível) que procura e os mercados onde pode / pretende atuar.
  • Quais as minhas habilidades / competências distintivas?
O que lhe dá diferenciação face a outros? Embora, muitos profissionais tenham dificuldade em responder a esta pergunta, procure demonstrar que benefícios / mais valias terá uma empresa em contratá-lo/la.
  • Como me podem contactar?
Este elemento fundamental servirá para facilitar o contacto. Relembro que se o profissional ainda não estiver ligado a si, não conseguirá visualizar o seu contacto de email /telefone. Não dificulte o processo! Estes contactos devem estar bem visíveis! Adicione conteúdo que o valorize, que o credibilize junto de potenciais empregadores. Projetos antigos, atividades de que foi responsável, o seu portfólio. Não considero relevante a inclusão do seu CV ou de cartas de recomendação digitalizadas!   Vamos a isso? Mostrem-me os vossos resumos!  

NOVO Workshop!  “Como Encontrar Emprego e Progredir na Carreira, colocando o seu Perfil no Topo das Pesquisas dos Principais Recrutadores” 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *