Como definir o Perfil Ideal para Recrutar Pessoas

Um desafios colocados ao profissional de recursos humanos é a definição do perfil de um potencial colaborador para a sua empresa ou empresa cliente. Esta definição é talvez das etapas mais importantes no processo de recrutamento e reforçada atualmente pela força dos media online. Esta definição auxilia os profissionais de recursos humanos em dinâmicas de recrutamento passivo (anúncio de vagas) e ativo (procura ativa de candidatos).


Como definir um perfil de um potencial candidato


Este artigo reforça a importância de se avaliarem vários pontos de análise úteis para o desenvolvimento da etapa prévia do processo de recrutamento.



Qualificações 


As qualificações académicas continuam a ser fortemente apreciadas pelos profissionais de RH como elementos cruciais do perfil do candidato. Assim, o conhecimento das principais universidades que formam estes perfis é muito relevante para não só poder veicular as vagas de emprego junto das mesmas, identificando grupos de alumni para divulgação e claro como filtro de pesquisa em redes sociais como o Linkedin.


Deve fazer


Crie um mapa ou listagem de universidades ou centros de formação por área funcional. Nesta listagem, inclua também, contactos da universidade (departamentos de carreira ou saídas profissionais), ligações das páginas universitárias no Linkedin, twitter ou facebook ou outras e grupos Linkedin de antigos alunos ou alumni.


Competências e habilidades


Que competências procura? Não, não me refiro a competências genéricas que embelezam a maior parte dos anúncios de emprego. Aliás, tenho a sensação que 99% dos anúncios de emprego não refletem a perfilagem do candidato que foi previamente efetuada pelas empresas. O texto é muitas vezes tão genérico que não consegue ser suficientemente atrativo para os olhos do potencial candidato.

O Linkedin publica todos os anos as palavras mais usadas em perfis pessoais. Seria muito interessante, recebermos uma lista de palavras mais usadas em anúncios de emprego – teríamos certamente uma lista curiosa.


As competências mais diferenciadoras e que podem auxiliar o recrutador no processo de identificação, triagem e avaliação de candidatos são de natureza técnica. Ferramentas, idiomas, softwares, países onde trabalhou / trabalha,  funções e áreas de especialidade muito concretas vão ser importantes neste processo.


Deve fazer


Liste todas as competências por tipologia, procurando naturalmente selecionar ou ordená-las por importância ou até pelo seu carácter eliminatório.

Competências Técnicas

Competências Sociais



Experiência profissional


Conseguir identificar empresas onde os candidatos poderão ter passado irá certamente ajudar imenso no processo de rastreio do “cadastro” profissional do candidato. Embora conscientes que o nome da empresa, a sua dimensão, a sua área de atividade podem não ter um peso tão primordial na escolha do candidato, são sempre referências para ponderar.


Deve fazer


Liste diretório de empresas relevantes na área de atuação do candidato.

A título de exemplo, procuramos no Linkedin a entidade bancária NOVO BANCO e identificamos que uma parte dos seus colaboradores vieram de empresas como 



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *