Como Abordar um Potencial Candidato no Linkedin?

No Linkedin, os recrutadores levam a cabo centenas de pesquisas à procura do candidato ideal. Neste processo, identificam o candidato mas depois surgem dois tipos de problemas: como contactá-lo e depois o que devo dizer para despertar a sua atenção.

Como Abordar um Potencial Candidato Linkedin

Neste artigo, procuramos dar resposta a estes dois problemas.

Quando localizamos um candidato, podemos realizar os seguintes procedimentos:

 

1. Identificar se o candidato apresenta os seus contatos e email e telefone na sua página pública (podem estar no resumo ou na seção “Dica para entrar em contacto com…”)

 

2. Analisar quem pode fazer uma introdução ou apresentação por email (se o candidato for uma conexão de 2º grau).

 

3. Analisar os grupos em que o candidato participa. Desta forma, pode integrar um grupo aberto, aceder à lista de integrantes e depois procurar o candidato e enviar-lhe uma mensagem.

 

4. Enviar-lhe um pedido de conexão. No pedido, pode mencionar a razão do contato sem entrar em grandes detalhes. Sugestões: Gostaria de apresentar a nossa empresa e falarmos sobre a sua carreira e objetivos profissionais e compreender se podemos ter alguns pontos de interesse.

 

5. Enviar uma mensagem InMail (com custos ou integrada nas opções de contas avançadas) e com elevada taxa de resposta.

 

O processo de abordagem ao candidato é muito importante. Quando falamos em candidatos passivos, ou seja, candidatos que não procuram novos desafios, a estratégia de aproximação deve ser bem pensada. Fará toda a diferença!

Procure sempre que possível, enviar mensagem para solicitar contato telefónico.

Por esta via telefónica, tente qualificar o interesse do “potencial candidato”.

Procure conduzir a conversa para conduzir para uma nova sessão presencial (de preferência) e já com mais informações do candidato (CV) e sobre o perfil pretendido.

 

Qual o seu modelo de abordagem de um candidato ? Partilhe as suas experiências comigo e com os leitores do Linkedportugal.

 

 

Pedro Caramez

 

1. (Com) Partilhe este artigo com a sua rede. Partilhar conteúdo relevante com a sua rede aumenta a sua visibilidade e credibilidade com os seus contatos atuais, criando conversas e potenciais negócios.

 

2. Deixe um pequeno comentário ao artigo. Vamos começar uma conversa sobre as suas experiências de recrutamento no Linkedin.

 

3. Subscreva a minha newsletter e acompanhe os artigos que vou publicando no site do Linkedportugal.

 

4. DOWNLOAD GRÁTIS – “As 34 Ferramentas que TODOS os profissionais de Recurso Humanos deviam usar!” (… e muitas são Grátis)

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *