Linkedin: 2014 em Revista

2014 foi um ano intenso no Linkedin!  
Este artigo pretende mostrar todas as alterações, novos layouts e novas funcionalidades que o Linkedin trouxe aos usuários em 2014.

ScreenClip


1. Exportar um arquivo de dados – com todo o histórico de atividade no Linkedin. Incrível a informação que podemos ver: todas as nossas conexões, locais onde nos conetamos ao Linkedin, gostos, comentários, pesquisas!


Arquivo Linkedin


2. Mudanças grandes na funcionalidade “Quem viu o seu Perfil“. Em Fevereiro, o Linkedin apresentou novidades embora tenham figurado durante muito tempo em usuários que usavam o interface em inglês.

Novidades incluem: Indústrias, títulos locais, bem como a forma como você está sendo procurado; acções realizadas durante a semana; e o ranking para visualizações de perfil, em comparação com as suas ligações ou para outros profissionais da sua indústria.

Ranking Linkedin

Visualizou o perfil Linkedin



3. Melhorias nas Habilidades, “endorsements”: nos últimos meses do ano, o Linkedin passou a permitir recomendar habilidades em português! Surgem agora problemas de conversão de habilidades em inglês para português. Só podemos ter 50 habilidade no perfil!
E possível reordenar habilidades e colocar em ordem de sua preferência.


4. Melhorias Recomendações: a página das Recomendações tem 4 guias. Mostra todas as recomendações que recebidas; recomendações que concedeu aos outros; solicitar recomendações às suas conexões; permite gerir as solicitações pendentes solicitadas por outros.

Recomendações Linkedin


5. A opção de ativar / desativar notificações da rede que surge no seu perfil quando está em modo de edição.

notificações linkedin 6. Quem viu as suas atualizações. Esta seção veio ajudar a determinar quem está a visualizar as suas atualizações de estado (conexões de 1º, 2º e 3º grau), e avaliar as mensagens que são do maior interesse para sua rede (hora do dia, tipologia de conteúdo)!

quem viu atualizações linkedin


7. alterações nos Convites Linkedin – esta alteração não foi coerente! O Linkedin retirou a opção “Grupos” da listagem atual como forma de identificar onde conhecemos o outro usuário. A falta de coerência está associada ao facto de no aplicativo para smarphone ser possível enviar convite personalizado de texto sem essas opções.

convite linkedin mobile

8. Certificações no LinkedIn: Este recurso permite adicionar ao seu perfil certificações profissionais a partir do site ou através de link oferecido pela entidade formadora – “Adicionar Certificações ao perfil” – permite que os usuários publiquem certificações com apenas 1 clique.


add to profile certifications Linkedin

Excelente recurso para entidades, escolas e empresas dedicadas à formação.


9. Plataforma de Publicações: Durante este ano, os usuários foram recebendo permissão para publicar na plataforma de publicações. A plataforma recebeu melhorias, permitindo que adicione uma foto de capa ao artigo.Publishing platform Linkedin

10. Integração do WeChat: Nova app de mensagens móveis


11. Capa do Perfil LinkedIn: Reforçar a sua marca e diferenciar o seu perfil! Os profissionais já podem adicionar uma imagem de fundo ao seu perfil.

cover page Linkedin


12. Sugestões de SEO para ajudar a otimizar o seu perfil: o LinkedIn adicionou um recurso que irá ajudá-lo, oferecendo sugestões de palavras-chave principais na seção de resumo do seu perfil. Basta ir ao modo de edição na seção Resumo de sugestões personalizadas (esta funcionalidade ainda não está disponível no idioma Português).

13. Aplicativo do Pulse: Os novos recursos incluem melhorias na navegação, análise de publicações, e melhorias nas opções de partilha.


14. A adição de Páginas Showcase à sua página da empresa no LinkedIn. Esta opção tem sido muito contestada por não constituir uma solução para a grande maioria das empresas. A opções da página de produtos e serviços tinha algumas falhas mas esta versão 2014 não foi bem conseguida.


paginas showcase Linkedin

15. Novo layout para gerir os grupos no Linkedin. Esta nova área permite acompanhar debates mais relevantes e mais recentes bem como publicar conteúdo (debates, promoções ou empregos) para os diversos grupos.



16. Novidades nas Páginas Universitárias – o Linkedin deu um passo em frente ao apoiar à tomada de decisão de algum usuário que pretenda estudar (criação de um board de decisão pessoal); rankings universitários; mecanismos de pesquisa de áreas de estudo.Universidade Linkedin

 

Qual a nova funcionalidade que mais gostou? Dê-me um feedback sobre estas novidades e que gostaria que o Linkedin trouxesse em 2015. Estou a preparar um artigo com as meus desejos para o próximo ano.

3 comments

  • Há uma alteração importante que o Linkedin poderia fazer: ao preencher o perfil, o usuário inicialmente tem que colocar o nome, logo abaixo o “título profissional” e em seguida “localidade e setor”. Essa parte de setor não funciona adequadamente para todos os cargos. No meu caso, por exemplo, sou secretária executiva e como tal, o cargo não me prende necessariamente a um único setor, posso (e devo) trabalhar nas mais diversas áreas, pois secretariado é algo bastante abrangente. Mas do jeito que é obrigatório preencher o perfil, temos que escolher um único setor, o que me impede de qualificar-me a mais de um.

  • Rui Caramez

    Boa tarde Rita,

    E verdade! Fica muito limitada a escolha! Vou incluir esse desejo para 2015 no artigo que estou a preparar com as minhas previsões ou sugestões de melhoria para o próximo ano.

    ate já.

    Pedro

  • Obrigada pelo artigo, excelente! 🙂
    não tinha conhecimento da ferramenta para melhorar o SEO. As funcionalidades novas começam sempre na versão inglesa. Acho que vou mudar!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *