5 segredos + 10 dicas para procurar emprego no Linkedin

Acredito que estejam disponíveis no Linkedin mais de 4 milhões de vagas de emprego todos os meses. Mas, onde podemos encontrar essas ofertas? 

Vou mostrar-lhe 5 segredos… e oferecer-lhe 10 dicas!

1º SEGREDO. Prepare a página oficial do Emprego com pesquisas salvas
As pesquisas de emprego podem ser feitas, usando filtros variados: palavras-chave, localização, empresas, data de publicação, salário, indústria ou experiência na função.

linkedinemprego1

1ª DICA: Faça gravações das pesquisas e solicite envio de emails diários sempre que alguma das ofertas publicadas preencha os filtros definidos.

linkedinemprego2


Em cada oferta de emprego listada na página oficial, procure identificar se o anunciante está visível, podendo desenvolver outros esforços para o contactar. A estratégia para solicitar conexão a esse profissional será o elemento crítico. Faça um convite muito personalizado e muito convincente para que o recrutador o aceite!


2º SEGREDO - Siga Empresas

Esta funcionalidade permite aos usuários seguirem todas as novidades da empresa -atualizações de estado, ofertas de emprego e lançamento de novos produtos / serviços. Procure as empresas onde gostaria de trabalhar. O processo de pesquisa é simples!

linkedinemprego3

 

2ª DICA: Analisem se a empresa apresenta um separador de CARREIRAS (funcionalidade paga da página das empresas). As páginas das empresas no Linkedin dão ainda outras informações relevantes…

3ª DICA: Referências a funcionários das empresas que estão no Linkedin – pode estar aqui o vosso próximo recrutador (analisem do lado direito da imagem as pessoas da empresas que estão conetadas consigo). Agora é “só” identificar quem serão os responsáveis de recrutamento e seleção da empresa. Como já se referiu, a estratégia de contato é determinante.

4ª DICA: Muitas das empresas também vão anunciando vagas nos seus murais. Se seguirem a empresa, recebem esta informação nos vossos murais.

linkedinemprego4

3º SEGREDO - Adira a Grupos Linkedin

Existem mais 1,5 milhões de grupos no Linkedin.

Os grupos são locais ótimos para acompanhar as inúmeras ofertas de emprego que são publicadas todos os dias. Existem grupos dedicados especificamente à procura de emprego –  Brasil Vagas Executivas é um desses exemplos. No entanto, os grupos mais focados para as áreas de especialidade ou indústria atraem a maior atenção.

5ª DICA: Deve subscrever até 50 grupos com a seguinte orientação:

- grupos com elevado número de membros do seu país ou do país para onde pretendem trabalhar.

- grupos da sua área de especialidade.

- grupos onde poderão estar os seus potenciais recrutadores.

6ª DICA: Cada grupo apresenta um separador de EMPREGO com vagas que podem ser publicadas sem qualquer custo para o usuário.

linkedinemprego5

Em alguns grupos, estejam atentos aos debates onde também podem surgir vagas. A melhor opção será a pesquisa de debates que incluam as palavras chave da sua área de especialidade.

linkedinemprego6


A presença nos grupos aproxima os usuários de outros membros da sua rede de influência. Esta funcionalidade vai impressioná-lo!

7ª DICA: Faça uma pesquisa simples e ao “arrastar” o cursor pelo resultado da pesquisa, é visível as opções de convite para conexão e de envio de mensagem.

linkedinemprego7


4º SEGREDO - Participe nos grupos

Dentro dos grupos, discute-se muito: Opiniões, sugestões, ideias, eventos, etc. A variedade temática é imensa mas deve contar com o seu envolvimento.

8ª DICA: Participe de forma positiva nestes grupos, aumentando a sua visibilidade.

5º SEGREDO - Expanda e mantenha um boa ligação à sua Rede de Contatos

A sua rede de contatos apresenta novidades todos os dias no que diz respeito aos seus projetos profissionais. Assim, manter bons níveis de atenção para as novas posições dos seus contactos de 1º grau pode ser importante. A progressão dentro da empresa ou o novo projeto profissional podem trazer bons ventos para o seu lado.

linkedinemprego9


9ª DICA: Esteja atento às atualizações de estado que surgem na página inicial do Linkedin. Muitos dos profissionais publicam diariamente ofertas de emprego em doses muito generosas.

10ª DICA: Semanalmente, passe revista aos seus contatos e use a nova plataforma para gestão de contatos do Linkedin para colocar lembretes e alertas para reforço da suas relações com os seus contatos.

 

linkedinemprego8




 
Be Sociable, Share!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *