13 Previsões para o Linkedin 2013

Em final de ano, é tempo de fazer algumas previsões sobre o Linkedin para o próximo. Em função da minha experiência e conhecimento desta fantástica plataforma, gostaria de ver algumas funcionalidades presentes para que os utilizadores continuem a usar esta rede com maior entusiasmo.

Estou consciente que algumas sugestões são algo complexas de as colocar em prática mas aguardamos a médio longo prazo pela sua implementação.



 

Perfil Linkedin

 

1. Que os utilizadores possam selecionar pelo menos 2 indústrias ao seu perfil. Em muitas das formações que ministrei ao longo do ano, é sempre um dos problemas mais focados.

 

2. Que os utilizadores possam dividir posições atuais e passadas em “Full time”, “part-time” ou “Freelance“. Esta separação permitiria ler melhor os perfis dos utilizadores.

 

3. Recomendações – Que os utilizadores possam ter um link específico para as suas recomendações escritas que estão associadas ao seu perfil. http://www.linkedin.com/references?mrs=

Sugestão: http://www.linkedin.com/in/caramez/references

 

4. Habilidades (skills) – Que o Linkedin adicione rankings mundiais e nacionais sobre cada uma das habilidades em funções do número de endorsements recebidos. Será muito interessante identificar os utilizadores mais relevantes por habilidade, dando um novo significado a estes endorsements.

 

5. Atualizações de Estado – Atualmente, a rede Linkedin de cada utilizador é cada vez mais global. Desta forma, seria fantástico poder redigir atualizações de estado com alguns filtros: (idioma, indústria, localização), para que possamos dirigir a comunicação de forma mais eficaz.

 

6. Tagging a utiizadores Linkedin. O Twitter e o Facebook já têm os seus métodos para identificar outros membros nas suas atualizações. O Linkedin deveria introduzir esta funcionalidade. A sugestão deverá ser o uso do símbolo * ou :  – conforme sugestão de Eli Langer.

 

Contatos / Conexões

 

7. Lista de Contatos – a possibilidade de cruzarmos mais do que um filtro na análise da nossa rede de conexões.   Até agora só podemos analisar 3 filtros relevantes mas separadamente: empresa, localização e industria.  Seria muito bom, conseguirmos analisar a nossa rede, estabelecendo um cruzamento entre indústria e localização ou localização e empresa ou indústria e empresa.

 

8. Convites – Quando aceitamos convites Linkedin, os utilizadores deviam ter a possibilidade de os adicionar a um marcador de forma imediata.

 

Comunicações 

 

9. Chats ou Mensagens instantâneas – o Linkedin terá que evoluir para que os utilizadores possam ter melhores meios de interagirem com a sua rede de contatos.  O sistema interno de mensagens também deve ser melhorado.

 

Grupos 

 

10. Renovação da página de entrada de um Grupo Linkedin – Atualmente, os grupos apresentam inúmeras participações dos utilizadores. Muitas dessas discussões ficam perdidas e rapidamente desaparecem de vista. A melhoria do navegador de discussões ajudaria e separar notícias relevantes (publicadas por utilizadores para aumentar tráfego ao seu site, normalmente) de discussões interessantes que surgem na vida dos grupos.

 

Empresas 

 

11. Organizador de Perfis de Empresas. O Linkedin tem investido fortemente em melhorar a presença das empresas e tem incentivado os utilizadores para seguirem as empresas no Linkedin. Seria muito bom se os utilizadores pudessem organizar as empresas em função de interesses profissionais. Esta ferramenta seria muito importante para marketeers entre outros!

 

12. Nova Analítica da página corporativa.  O Linkedin deverá também incorporar uma nova dimensão de análise das performance da página das empresas. O elemento em falta está associado à análise das atualizações de estado da página da empresa que até agora só pode ser feita na análise direta às mesmas. O grande problema é que após 25 publicações, estes posts desaparecem, tornando impossível este processo de leitura.

 

13. Nova Aplicação dos Eventos. Depois do desaparecimento da aplicação de eventos, o Linkedin deverá rapidamente adicionar uma nova funcionalidade para colmatar esta falha. A nova aplicação pode ir tirar algumas ideias ao Lanyrd.



 

One comment

  • Pedro,

    já enviaste estas sugestões para alguém do Linkedin?
    Tenho um contacto de uma portuguesa a trabalhar com eles.

    Pode ser interessante para se acelerar alguns desenvolvimentos.

    Abraços
    ricardo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *