Spammers no Linkedin: Cuidados Especiais

Todos os dias, milhares de utilizadores procuram desenvolver relações profissionais ou procuram comunicar os seus produtos e serviços de formas inaceitáveis através dos grupos ou por mensagens diretas no Linkedin.
Infelizmente, nem todos os utilizadores respeitam as normas de utilização do Linkedin e procuram maximizar os seus intentos, incomodando outros utilizadores com convites e mensagens desagradáveis.
Como detetar um Spammer no Linkedin? Apresento algumas situações que podem levantar suspeitas.
– Falta de foto ou uma foto demasiado perfeita. É clássico ver um utilizador que está em país asiático com uma foto retirada da internet e um nome ocidental para não levantar suspeitas…
– Falta de Título Profissional ou um título cheios de palavras chave da sua suposta área de negócio.
– Inexistência de Posições anteriores – falta de experiência profissional ou então informação muito incompleta, imprecisa e com nomes de empresas muito genéricos.
– Inexistência de informação académica
– Número de contatos elevado (+500). Esta indicação é frequente para quem precisa de obter contatos mas para os broadcasters não há necessidade de terem contatos uma vez que só pretendem divulgar ou comunicar via grupos.
– Informação incongruente ou até muito padronizada.
CONVITES
O problema pode ser resolvido quando este utilizador faz um convite Linkedin. Avalie sempre a informação que está disponível no perfil.
Não se esqueça que após aceitar o convite, este utilizador irá ter acesso às suas informações – email, por exemplo. Normalmente, exportam essa informação para as suas bases de dados.
Sejam mais seletivos a aceitar os convites Linkedin. Não tenham problemas em reportá-los como spammers.
MENSAGENS
Logo a seguir ao convite, surgem sempre mensagens em letras grandes a tentar vender alguma coisa FANTÁSTICA.
GRUPOS 
Os grupos são os locais preferidos dos SPAMMERS. Todos os dias surgem discussões completamente off-topic e o modus operandi destes utilizadores é entrar, publicar e sair do grupo.
Enquanto membros dos grupos, podem sempre reportar a discussão para ser analisada pelos gestores dos grupos que depois podem eliminar a discussão, bloquear ou até banir o utilizador do grupo.
 
Como remover esses utilizadores indesejados da nossa rede de contatos ?
No separador superior, selecione a opção contatos e depois do lado direito do ecran, selecione a opção REMOVER CONTATOS. Este utilizador não irá receber qualquer mensagem sobre esta ação.








É possível reportar utilizadores que façam parte da nossa rede de contatos de grau 2, 3 ou que façam parte de grupos aos quais estamos ligados. Quem tiver fora da nossa rede, não pode ser identificado para estes efeitos.


Para isso, identifique o utilizador e vá até ao bordo inferior da sua caixa até encontrar esta linha de acções.



Selecione a última opção e depois identifique a razão pela qual está a sancionar este utilizador. Pode sempre redigir um pequeno texto. O Linkedin leva estas informações a sério mas, em alguns casos, irá demorar tempo até punirem este utilizador. Existem razões mais simples do que outras.


 Pode sempre contactar o Linkedin para informações mais detalhadas – http://help.linkedin.com/app/ask/path/pip


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *