Grupos Linkedin: o guia de participação essencial

Os Grupos do LinkedIn são o local ideal para gerir a sua presença em comunidades profissionais baseadas no interesse comum, na experiência, afiliação ou até mesmo nos seus objectivos. Este guia irá ajudá-lo a gerir a sua presença nos grupos.

Os grupos do LinkedIn podem ser um meio poderoso para se conectar com outros utilizadores, de uma maneira significativa. Já vai perceber porquê.

 

Fatos Relevantes


 

Grupos Linkedin


 

Mundial – 1.309.020

Grupos por idioma:
Inglês – 1.063.274
Alemão – 65.951
Espanhol – 59.114
Português- 32.665
Francês – 28.173



Natureza do Grupo


Abertos  – 476.538 – 32%
Fechados – 832.482 – 64%



Os grupos são compostos pelas seguintes áreas: Discussões – resumo das discussões em destaque, mais comentadas, as últimas discussões. Fórum aberto a todos os membros para colocação de comentários, trocas de ideias. Notícias – feeds de outros websites com notícias de relevo para o grupo. Os administradores podem indicar até 10 feeds de websites que vão atualizar automaticamente os grupos com informação dedicada. Emprego – pedidos de emprego que sejam efectuados dentro do grupo. Esta secção dos grupos tem várias funcionalidades com interesse. A possibilidade dos administradores dos grupos filtrarem as ofertas de emprego dedicadas aos seus membros por palavras-chave, localidade, etc. A outra possibilidade permite aos membros dos grupos partilharem ofertas de emprego. Sub-grupos – menção aos grupos que foram criados dentro do grupo de raiz. Atualizações – todas as entradas recentes no grupo: membros, discussões, noticias, emprego. Membros – a listagem de todos os membros do grupo. A página tem uma funcionalidade interessante – a possibilidade de pesquisarmos os membros através do uso de qualquer palavra-chave. É uma óptima ferramenta!   Todos os grupos têm uma página de configurações para determinar: – Níveis de visibilidade do grupo no perfil dos utilizadores. – Níveis de contato com o grupo (membros e administradores) – Volume de mensagens sobre a atividade do grupo (diário / semanal). E ainda para abandonar o grupo.  

10 Regras de Participação em GRUPOS

  1. Leia as regras do Grupo Por forma, a gerir as participações dos membros nos grupos, os administradores definem regras de participação. Estas regras aparecem no canto superior direito. 2. Lance discussões relevantes ao grupo. Grande parte dos utilizadores usa esta funcionalidade para partilhar ligações dos seus websites. Embora esta partilha possa ser interessante para o grupo, tenha algum cuidado com as sensibilidades do grupo. Podem vê-lo como spammer! As discussões mais relevantes com maior número de comentários e likes vão permitir ao utilizador que a lançou algum protagonismo e visibilidade durante as semanas que durar essa relevância da discussão..   3. Faça prospeção na área de membros. Talvez encontre o seu próximo parceiros de negócios / cliente. A pesquisa contém diversos filtros para identificar as pessoas certas. No entanto, nem todos os utilizadores permitem que outros o contactem. Da minha percepção, a grande maioria não configura esta situação e permite comunicações entre membros. O número de filtros de pesquisa de membros em grupos é bem significativa. Embora, existam vários filtros que apenas estão disponíveis para contas avançadas, os filtros para identificar empresa, localidade e indústria já permitem fazer muito trabalho. Uma das recentes novidades avançadas é a possibilidade de pesquisarmos em vários grupos em simultâneo.   4. Coloque as promoções da sua empresa na área correspondente! Não seja tentado a promover os eventos ou serviços da sua empresa noutro local que não seja a área de promoções. Qualquer utilizador pode mover o seu conteúdo para esta seção ou até sugerir que houve partilha de conteúdo considerado spam.   5. Analise o separador de emprego com regularidade. Seja na versão de procura de emprego seja na oferta de propostas de emprego. Convém relembrar que o recrutador não tem qualquer despesa com a partilha de uma oferta de emprego dentro do grupo.   6. Participe ativamente em discussões. Não se esqueça que ao fazê-lo irá acompanhar todas os comentários associados à discussão. Quando achar que deve abandonar esta questão, deixe de a seguir.   7. Faça pesquisa de conteúdo já publicado no grupo. Existem muito conteúdo em arquivo nos grupos. Procure-o!   8. Realize pequenas sondagens nos grupos. Estas sondagens podem permitir uma análise excelente em grupos muitos específicos. Será uma funcionalidade a ter em consideração.   9. Faça alguma análise sobre as estatísticas do grupo para identificar níveis de crescimento, interação e características dos membros do grupo. 10. Configure SEMPRE a sua presença no grupo Decida as suas configurações de contato, de visibilidade. Fará toda a diferença!    

One comment

  • Daniela Azevedo

    Quero fazer parte de grupos Linkedin pois pretendo gradualmente começar a tirar melhor partido desta ferramenta.

    Neste momento o meu principal problema é que não consigo colocar “anexos” de certificados de formações e dos media, no LINKEDIN.

    até breve
    Daniela Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *