Linkedin – De A a Z

O Linkedin revisitado de A a Z.





A – Aplicações 
As aplicações do Linkedin dão a possibilidade ao utilizador de enriquecer o seu perfil, partilhar e colaborar com a sua rede, e obter conhecimento importante que o ajuda a ser mais eficaz. As solicitações são adicionados à sua página inicial e ao perfil que lhe permite controlar quem terá acesso a que informações. Durante o processo de escrita do livro, questionei os membros do Linkedin sobre a sua utilização. No estudo recente sobre a utilização de aplicações no Perfil Linkedin, 42% dos inquiridos revelaram não usar qualquer aplicação. Dos restantes utilizadores inquiridos, as aplicações mais usadas são as apresentações do Slideshare, os Tweets, os eventos e as listas de leitura da Amazon.
B – Blogue do Linkedportugal – blogue com artigos e dicas relevantes sobre a utilização do Linkedin.
C – Contatos Linkedin
Com o perfil criado e as recomendações preparadas para credibilizar o utilizador, chegamos a uma fase muito importante e para a qual se mobilizam as pessoas que aderem a esta e outras redes: fazer contactos. É um dos elementos críticos na rede Linkedin.
D – Directório de Grupos – atualmente, existem 1,206,272 grupos no Linkedin. No diretório, é possível consultar as diferentes tipologias de grupos, nos vários idiomas. O utilizador pode escolher entre grupos abertos e fechados.
E – Estatística da Rede – o Linkedin disponibiliza um conjunto de estatísticas sobre a rede de 1º, 2º e 3º grau, com as características básicas – função, indústria, localização.
Recentemente, começou a apresentar estatísticas dos grupos.
F – Ferramenta – o Linkedin apresenta várias ferramentas para melhoria da produtividade. A barra de ferramentas do Firefox, o Outlook connector, a assinatura de email são algumas das opções.
G – Grupos
Os Grupos do Linkedin são o local ideal para gerir a sua comunidade profissional baseada no interesse comum, na experiência, afiliação ou até mesmo dos objectivos. Este tópico irá ajudá-lo a criar e gerir um grupo. Os grupos do Linkedin podem ser um meio poderoso para se conectar com outros utilizadores, de uma maneira significativa.
H – Habilidades
A introdução de uma “skill” é o ponto de partida para este imenso mundo de informações sobre o seu posicionamento na rede de utilizadores Linkedin – o crescimento do mercado de pessoas com esta habilidade à escala mundial. Que dado tão interessante! Perceber se a nossa área de especialidade está a ganhar adeptos ou a perder relevância a nível internacional.
I – InMails – são as mensagens especiais do Linkedin. Com custos unitários significativos, esta funcionalidade está normalmente associada às contas avançadas. No entanto, é possível ser enviada por qualquer utilizador.
Job (Emprego) – Publicam-se mensalmente milhares de ofertas de emprego. À data desta publicação, estavam 107,279 ofertas de emprego em todo o mundo.
L – Limitações Linkedin
O Linkedin apresenta vários limites na sua utilização. Estas limitações podem dificultar a proatividade dos seus membros, mas também contribuem para que não se banalize nem se ruído desnecessário nesta plataforma.
M – Mural – Este espaço contém todas as atualizações dos nossos contactos de 1º grau. o utilizador pode filtrar e selecionar o tipo de conteúdo que visualiza neste espaço.
N – Notícias
O Linkedin Today permite ao utilizador saber quais são as novidades que estão a ser partilhadas pelo Twitter e Linkedin por  profissionais de todo o mundo.
O – Organizador de Perfis
Funcionalidade avançada que permite monitorar perfis importantes numa área de trabalho dedicada, organizar pastas e perfis, acrescentando detalhes aos contactos, tais como notas e informações de contacto;
P – Pesquisa avançada – Uma das funcionalidades mais importantes do LinkedIn! Permite que se identifiquem todo o tipo de informação que se encontra disponível na rede: contactos, utilizadores, empresas, empregos…
Q – Questions & Answers – Perguntas & Respostas
A componente das Perguntas e Respostas do Linkedin (Linkedin Answers) permite aos utilizadores um espaço para demonstração de conhecimento e partilha de interesses pessoais. Qualquer questão e/ou resposta que coloque no Linkedin será visualizada no seu perfil – se optar por essa funcionalidade.
R – Recomendações
As recomendações ajudam-nos a reforçar a credibilidade dos nossos sucessos profissionais, dos projectos em que estivemos ou estamos envolvidos, e dão também um testemunho sobre as nossas prestações em equipa. Atualmente, também é possível recomendar empresas e produtos/serviços das empresas.
S – Seguir Empresas – O Linkedin permite ao utilizador seguir até 1,000 empresas no Linkedin, acompanhando os seus desenvolvimentos, as suas atualizações de estado e novas ofertas e contratações de emprego. O utilizador pode selecionar as opções de notificação que mais lhe convenham e mais relevantes sobre a empresa em questão.
T – Tradução do Perfil
Na página de edição do perfil, é possível criar uma cópia do perfil principal noutro idioma. O Linkedin permite que o faça nas 14 línguas suportadas pela plataforma ou então por qualquer outro idioma não suportado. Desta forma, não necessita de colocar a informação duplicada no perfil, criando várias versões do seu perfil. Pode escolher qual o perfil que será visto por defeito. Os outros perfis podem ser acedidos através de uma pequena ligação no canto superior direito da página do perfil de cada utilizador.
U – URL –
É possível e desejável personalizar o URL do seu perfil público – para um endereço mais memorável – www.linkedin.com/in/caramez
V – Voluntariado
Em Setembro de 2011, o Linkedin adicionou esta seção do trabalho voluntário. No seu blogue oficial, reforçavam a enorme importância para uma consciência social por parte dos membros desta rede   http://blog.linkedin.com/2011/09/07/profile-volunteer-field/
W – Widgets Linkedin
Os widgets do Linkedin são uma forma de reforçar a presença no Linkedin em Websites ou blogues de uma forma profissional, fornecendo indicações sobre a nossa atividade na rede. No menu inferior da página do Linkedin, encontramos uma página de navegação – “Developers”( http://developer.linkedin.com). A rede Linkedin apresenta novidades com alguma regularidade, novos widgets.


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *