Ferramenta Importante no Linkedin para RH – “Perfis Semelhantes”

A ferramenta de pesquisa “Perfis Semelhantes” que foi lançado no ano passado (Junho 2011) para contas avançadas do Linkedin, foi lançada agora para todos os utilizadores.

Ao realizar uma pesquisa no LinkedIn, cada resultado mostrará uma hiperligação intitulada “similar” ou “semelhante”, que irá produzir resultados com perfis de utilizadores semelhantes, com palavras chave semelhantes.



Como recrutador, como pode ser utilizado?

Esta é uma ferramenta de pesquisa LinkedIn que ajuda a encontrar pessoas que não podia ter encontrado ao pesquisar por palavras-chave, e pode dirigi-lo para um perfil de alguém com relevância e que escapou na primeira análise.


A pesquisa de perfis semelhantes no LinkedIn pode ser um excelente recurso. Esta é uma ótima ferramenta para identificar rapidamente uma lista potencial de utilizadores, usando a busca semântica sem necessidade de pesquisas palavras sinónimas ou derivadas para encontrar candidatos.


Como funciona?

Este não é o mesmo que o “Viewers deste perfil também Viram” que podemos analisar dentro do perfil de cada pessoa, e que produz resultados muito diferentes.

Veja como pode realmente usar esta ferramenta:

1º    Realizar uma pesquisa no LinkedIn para abrir o perfil do potencial candidato. Fazendo dessa forma, ao invés de apenas visitar o perfil trará o hyperlink “semelhantes” que estamos à procura.


2º    Nos resultados da pesquisa, clique em “Semelhante” debaixo de um dos perfis selecionados.


3º    O LinkedIn vai indicar-lhe perfis semelantes por ordem de ligação: 1º grau, 2º grau e grupos.


4º    Identifique filtros adicionais do candidato a partir dos campos de busca do lado esquerdo para remover perfis de colaboradores e construir uma lista.



5º    Encontre mais potenciais candidatos ao procurar por perfis semelhantes de outros colaboradores atuais com o mesmo headline profissional.

6º    Para ver mais pessoas fora da sua rede que são relacionados ao perfil escolhido, adicione uma palavra-chave na caixa de pesquisa à esquerda,  trazendo mais potenciais candidatos aos seus resultados. Infelizmente, não aparecem os contatos de 3 º grau ou fora da rede.

7º    Melhorar a capacidade do LinkedIn para mostra outros perfis semelhantes, usandos novas palavras-chave.


Este ainda é um produto beta e só produz resultados completos de perfil com base em ambas as palavras-chave que se repetem em perfis LinkedIn.

Para melhorar a probabilidade de encontrar o melhor candidato a partir destes resultados, deve ter uma rede de qualidade que esteja  relacionada com a sua área de recrutamento e ser membro de grupos no LinkedIn que apresentem potenciais candidatos.

 

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *