Produtividade Linkedin: 14 Tarefas Semanais Essenciais

O Linkedin apresenta atualmente um valor aproximado de 7 biliões de visualizações de páginas mensais dos mais de 120 milhões de utilizadores da plataforma. Mesmo com estas estatísticas esmagadoras acima, muitos de nós ainda lutam para integrar esta plataformas nas nossas vidas diárias.

As três objeções mais comuns que ouço são:

1) “Eu não tenho tempo.”,

Ou 2) “Eu não sei por onde começar.”

3) isto não me traz oportunidades.

Eu sou suspeito mas considero o LinkedIn a plataforma fundamental para qualquer profissional de negócios. Não estar presente no Linkedin, significa não estar ativo profissionalmente. Por forma a melhor orientar as acções dos utilizadores Linkedin, identifiquei 14 tarefas semanais que darão seguramente maior dinamismo e irão trazer melhor resultados à sua presença no Linkedin. Estes devem ser realizados durante a semana, não ocupando muito tempo.

A definição de uma estratégia de utilização é importante para que depois se possam medir os resultados desta acção. As actividades podem agrupar-se nas seguintes áreas:



Administrativas



1. Rever e adicionar/remover configurações ao seu Perfil

O perfil Linkedin suporta muita informação pessoal que demora algum tempo a recolher e a integrar no nosso perfil. Deve ser uma atividade regular, “refrescar” o nosso perfil. Mas deve ser feito uma vez semanalmente embora nas primeiras semanas de utilização, haja necessidade de visitar esta secção várias vezes.

Mantenham-no sempre ATUALIZADO!



2. Rever e Aceitar / Ignorar solicitações de contacto

Não há razão para fazer isso mais de uma vez por semana! Defina muito bem quem vai aceitar na sua rede de contactos. Após as decisões de aceitar / ignorar, enviar uma mensagem de boas vindas ou então as razões para não ter aceite o convite.



A mensagem de BOAS VINDAS pode estar previamente preparada para incluir as informações mais relevantes que quer dar ao novo membro da sua rede de contactos.

3. Convidar novos contactos offline de semana anterior

Todas as semanas, participamos em eventos ou acontecimentos que geram novos contactos. Deve, com regularidade, identificar essas pessoas no Linkedin e clicar na opção para os convidar para a sua rede de contactos.

4. Escrever uma recomendação para alguém que o impressionou na semana passada Vai gerar algumas reações muito positivas, incorporando isso na sua atividade semanal.Quem conhece que recomendaria a um amigo ou colega? Aproveite o tempo para escrever uma recomendação, apenas 2-3 linhas será suficiente.



Proactividade


5. Efetuar Revisão Semanal dos Grupos

Umas das áreas mais interessantes no Linkedin são os grupos! Neste momento, existem 1,027,427 grupos!!! Cada utilizador pode subscrever até 50 grupos em simultâneo. Quando subscrevem um grupo, definam a agenda de notificação para “uma vez por semana”, permitindo-lhe ficar atualizado sobre as discussões e atividades sem se distrair durante a semana.

Selecione 5 grupos por semana para focar a sua atenção!

6. Adicionar um comentário ou uma discussão em um ou mais Grupos

A vida nos grupos Linkedin é feita de discussões, comentários, ofertas de emprego ou promoções. Tome alguns minutos para adicionar um comentário significativo e ou clique em GOSTO na discussão em curso (versão mais rápida).

Deixe as suas pegadas na areia, quando faz viagens LinkedIn!




7. Adicionar uma atualização de status para o seu Perfil

Esta é uma das grandes actividades no Linkedin. Já escrevemos algumas linhas no Linkedportugal sobre esta funcionalidade. Ver post

As opções são variadas:

– Actividade / Projecto

– Viagem

– Ligação interessante

– Texto

Todas as atualizações devem ser pertinentes à sua rede de contactos.

Tenha especial cautela com a ligação ao Twitter que pode trazer actualizações indesejadas ou descontextualizadas à sua rede.

8. Efetuar prospecção de novos contactos

Uma das atividades mais interessantes no Linkedin é a possibilidade de pesquisarmos outros utilizadores. Este motor de pesquisa poderoso pode ser um importante complemento à nossa actividade profissional, tentando encontrar contactos relevantes para a nossa rede. Prospecção não significa que devam começar a convidar utilizadores sem antes estabelecerem alguma comunicação com os mesmo. Faça esta prospecção com regularidade,esteja ou não à procura de candidatos, clientes ou parceiros.

9. Enviar uma nota para 3 contactos que não tenha ligado nos últimos três meses

Escolha três ou mais contactos no Linkedin e envie-lhes uma breve nota.  Se for cliente, fornecedor, funcionário ou amigo pessoal, vai ficar surpreso com a reação que vai receber daqueles que enviar estas mensagens. Chegando a algumas pessoas semanalmente, reaproximando pessoal que não contacta há algum tempo é gratificante, tanto pessoal quanto profissionalmente.

10. Responder a uma pergunta na área de Perguntas

Outra área fascinante no Linkedin! Existem utilizadores que investem aqui parte do seu tempo de acção, respondendo a perguntas. Partilhar uma resposta ou duas que estão na sua área de especialização será seguramente uma demonstração de conhecimento. Seja sucinto e direto ao assunto. Fornecer links para material de referência e / ou outros especialistas que possam ser de ajuda para a pessoa será muito bem-vindo.

11. Fazer perguntas

O que você realmente gostaria de saber? Como lidar com uma situação específica? Não só irá receber algumas respostas à sua pergunta (em média 7horas de espera por uma resposta oriunda de outro utilizador), mas também ser introduzido a alguns potenciais contactos com conhecimentos que podem ser úteis para si no futuro.

Empresas



12. Seguir empresas

Pense em empresas que possam ser importantes para si e para o seu sucesso profissional e siga-as na área de Empresa. Definir as notificações, conforme apropriado para as suas necessidades. Provavelmente não mais de uma vez por semana e durante a frequência que está conectado ao LinkedIn. Se estiver na área comercial, adicione os nomes dos seus clientes e / ou em vias de serem clientes.

13. Rever o seu perfil de empresa e modificar ou adicionar conteúdo

Rever o seu perfil da empresa a cada semana. Ver quem está a seguir a empresa, rever os novos contratados, mudanças, e outras atividades. Os Perfis de empresas são relativamente novos no LinkedIn e permitem atualmente adicionar produtos / serviços à página da empresa. Vá colocando os produtos e solicitando à sua rede que recomende os seus serviços. Esta solicitação só deve acontecer se o utilizador já é/foi cliente da empresa.

14. Siga a empresa de um concorrente

Se quiser manter um olho nos seus concorrentes, esta é uma maneira fácil e produtiva de fazê-lo uma vez por semana. Uma vez que está a seguir, monitorizar as atualizações e alterações durante o horário semanal de revisão LinkedIn.

Se conseguir encaixar na sua agenda semanal, todas estas tarefas (naturalmente em doses diferentes que devem ser aferidas por cada pessoa), vai garantir uma excelente presença no Linkedin. Vai conhecer novas pessoas que serão úteis para na sua carreira! Vai ensinar e aprender com os outros,irá ensinar os outros novas ideias de negócio e apoiar a sua área de especialidade. Poderá encontrar o emprego dos seus sonhos!! Mais importante, agora vai ser um participante activo nesta nova era do mundo online.

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *