Dia Mundial das Redes Sociais 2011

Dia 30 de Junho é um dia muito especial para mim. É Dia Mundial das Redes Sociais!!! Oficialmente, a data começou a celebrar-se o ano passado por iniciativa do Mashable, que se dedica quase exclusivamente a notícias sobre a web 2.0 e redes sociais. Desalinhei alguns amigos e pusemos mãos à obra para comemorar este acontecimento em grande estilo.



A ideia da equipa do Mashable  é «celebrar à escala global a revolução que transformou a internet num ambiente eminentemente social». Para isso lançam-nos o desafio de nos organizarmos e realizarmos comemorações nas nossas cidades e países. O ano passado realizaram-se mais de 340 encontros em 76 países do mundo.

Por cá, o Social Media Day 2010 comemorou-se no Porto e foi organizado por mim e pela FYI, nas instalações da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Em tempo recorde, consegui organizar  uma conferência com vários especialistas em social media e  várias ligações a eventos similares na Europa. Foi um encontro com um espírito muito positivo.

Este ano, em que tenho o privilégio de participar na organização, as comemorações do Social Media Day realizam-se novamente no Porto, desta vez na Exponor (entre as 18h00 e as 22h00). A ideia é comemorar de forma informal e divertida, tentando transpor para a vida real as relações profissionais e de amizade que se foram criando na rede.


Haverá pequenas intervenções de cinco minutos por pessoa sobre temas relacionados com social media onde todos são convidados a partilhar a sua experiência, conhecimentos, dicas, ideias, oportunidades, etc. Até ao momentos estão já confirmados mais de 40 oradores de renome, que começarão a ser anunciados a partir de hoje no blog do evento.

Nestas intervenções só podem fazer uso da palavra, não sendo possível usar  recursos audiovisuais. A  ideia, no fundo, é voltar ao que está na base da interacção nas redes sociais, que é a conversa e o relacionamento entre as pessoas, mesmo que para isso se usem ferramentas tecnológicas mais ou menos avançadas. Queremos pôr as pessoas a conversar e a interagir entre si porque é assim que surgem oportunidades e se fazem negócios.

A imprensa tem dado destaque ao evento. Seja através do Correio da Manhã, ou outros media.

Haverá também ligações a outros encontros em países europeus e com o Brasil, destacando-se a ligação com o encontro do Rio de Janeiro.



Participem!!!

Saibam mais informações no site do Social Media Day Portugal – www.smdayportugal.com! Vamos todos fazer a festa das redes sociais no dia 30!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *