Networking – Seja excelente em tudo o que faz – Parte IV

A prática de networking, conforme já devem ter percebido, não é algo (pelo menos na minha interpretação) que seja susceptível de ser compartimentada apenas nas plataformas de Social Media. O networking é uma actividade que, para funcionar, deve ser transversal a tudo aquilo que fazemos. E que pode e deve ultrapassar as fronteiras do virtual.



Há cerca de três anos reencontrei um velho amigo com quem já não estava há mais de dez anos. Conhecemo-nos nos anos 90, numa época em que a Internet em Portugal era um luxo ao alcance de apenas uns quantos privilegiados. Os cyber cafés pululavam um pouco por todo o lado. Estava na moda fazer pesquisas (na era BG – Before Google) e chat. Foi num desses cybers que conheci o meu amigo e ajudei-o a ligar-se à rede para poder dar os primeiros passos, numa altura onde as plataformas amigáveis como a do MSN eram apenas sonhos…

É verdade que foi graças a uma rede social que esse reencontro aconteceu. Descobri que nesses dez anos muito água tinha corrido debaixo da ponte: o meu amigo acabara o seu curso de Psicologia Organizacional e desenvolvia a sua carreira nessa mesma área, a das pessoas, pois claro.

Há cerca de uns meses, encontramo-nos num evento de networking (na foto é o primeiro à esquerda)..Foi uma belíssima oportunidade de falarmos um pouco, sobre o passado, mas muito mais sobre o futuro. O meu amigo, João Franqueira, apesar da promissora carreira que tinha vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, tomara a sua decisão e decidiu apostar no seu próprio projecto. Resumiu essa passagem, a do estado de trabalhador dependente para profissional independente, nesta belíssima frase que nessa noite partilhou com todos, e que hoje partilho convosco:

“Hoje, ser bom, é ser mau. A excelência é o standard mínimo. Eu era um sonhador e era infeliz; agora estou feliz”.

O pensamento debaixo da frase é este: faça o que fizer, procure sempre fazê-lo muito bem feito. Pratique activamente uma atitude de melhoria contínua. Seja apaixonado pelo que faz. Foi nesta frase, que acaba por representar uma determinada forma de estar perante a vida, as pessoas e os projectos, que encontrei o estímulo para (d)escrever a acção que hoje vos apresento:

4 – Ser bom é ser mau. Seja excelente em tudo o que faz.

Enquanto defensor da excelência, não tenho a pretensão da generalização. Qualquer pessoa tem um punhado de skills onde é mediano ou até bom, mas apenas duas ou três competências onde realmente é excelente. A mensagem que gostava que passasse é a seguinte: concentremo-nos onde sabemos que somos realmente muito bons e sejamos melhores ainda. E se conseguirmos fazer as coisas de forma apaixonada e com entusiasmo, será difícil não termos sucesso. São atitudes e formas de estar como estas que nos poderão tornar reconhecidos e associados a especialistas numa determinada área. Ao networking, como a qualquer outra actividade, faz falta valores como os que referi. Sendo uma actividade que tem muito que ver com o desenvolvimento de negócios, a potenciação de oportunidades ou a colaboração e cooperação com o objectivo de criar valor, pensar “Excelência” faz todo o sentido.

Lembre-se: “Você nunca sabe que resultados virão da sua acção. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” – Mahatma Ghandi

Até para a semana.

Outros Artigos do Autor

Networking – Tenha um Plano – Parte VI

Networking – Coerência, Organização e Reputação – Parte V


Networking – Seja excelente em tudo o que faz – Parte IV

Networking – Não participe (apenas) em eventos; organize-os! parte III

Networking – Dar para Receber – Parte II

Networking – as 6 acções que fazem a diferença – PARTE I

Jorge Basto Sobreira

Licenciado em Ciências da Comunicação, especialista em Marketing de Serviços, tem desenvolvido trabalho em projectos multinacionais e PME’s em diversas áreas de negócio tendo ocupado lugares de direcção em empresas com gestão Portuguesa, Francesa e Alemã. Actualmente é Sales and Marketing Manager na Basepoint e consultor/formador na IncubIT. Trabalha as áreas de Comunicação, Gestão de Marketing e Vendas e Social Media.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *