Networking – Não participe (apenas) em eventos; organize-os! – Parte III

Há cerca de um ano atrás, alinhado com a estratégia pessoal que defini, associei-me a uma marca e iniciei, com a mesma e com a restante equipa e as pessoas que a gerem, a sua alavancagem. Simples.

Na altura, o que foi definido pela gestão dessa marca, foi uma estratégia que começa agora a dar os seus frutos (lembram-se do que escrevi no artigo anterior a propósito da temática semear, colher?) e que assentava, como a minha, em apenas meia dúzia de aspectos, também eles simples. Uma das linhas orientadoras da IncubIT (a marca de que falo, conforme certamente já terão adivinhado) foi dinamizar Workshops temáticos de Empreendedorismo nas Universidades. Por exemplo, Empreendedorismo e Marketing na Universidade do Minho ou Empreendedorismo e Inovação na ESEIG.

Praticamente um ano após o início desta estratégia, começa a haver na IncubIT dificuldades de agendamento para tantas solicitações de dinamização de Workshops oriundos das diversas Universidades e Institutos um pouco por todo o País. Alguns, já vão na sua 4ª edição e os pedidos continuam a surgir. A prova de que a estratégia delineada, mostrou ser correcta.

Mas o que é que será (pergunta o admirado leitor) que a estratégia de uma marca tem a ver com uma acção que faça a diferença no networking? Simples (respondo eu). Lembrei-me que, na estratégia delineada pelo Marco Lamas, Managing Partner da IncubIT, a linha orientadora passava por, não apenas participar, mas sim organizar alguma coisa. E foi ele, que, com esta forma de abordagem ao mercado, me inspirou a partilhar a terceira acção que passo a identificar:

3 – Não participe (apenas) em eventos; organize-os!

Hoje, muitos de nós tem diversas presenças online em inúmeras plataformas. Há uma quantidade enorme de eventos que nascendo no virtual, passam ao real. Nesta passagem, há um número indeterminado de barreiras que simplesmente deixam de existir. E tendo em conta que, quer a cooperação, quer a colaboração, para além de fazerem sentido, estão na ordem do dia, poderá ser vantajoso não apenas participar mas, porque não, organizar alguns desses eventos.



Existe um sem número de eventos associados a networking, com diferentes objectivos. Desde jantares a business drinks, sem esquecer pequenos-almoços ou os private networking meetings. Tenho por hábito associar-me a diversos, uns apenas como espectador, outros como organizador. Dos mais conhecidos, destaco os Informal Business Drink dinamizados pela Anje e pela Câmara de Comércio Luso Britânica e os SLOW networking events, jantares bimestrais que se caracterizam por uma forte partilha, potenciação de sinergias e oportunidades, sempre com um orador conhecido a falar de um tema…. que faça sentido!



Foto: Último evento de “Slow Networking” no Porto.

Para além das diferenças óbvias entre quem participa (papel mais passivo) e quem organiza (actividade mais (pro)activa), existe um sem número de vantagens: pode capitalizar a sua “personal brand”, ajudar (dar para receber, lembra-se?) ou mesmo potenciar as marcas com que trabalhe. E creio eu que, hoje mais do que nunca, Portugal bem precisa que todos sejamos Empreendedores.

Termino com uma frase deliciosa de Sun Tzu: “As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas. “

Até para a semana.

Outros Artigos do Autor

Networking – Tenha um Plano – Parte VI

Networking – Coerência, Organização e Reputação – Parte V


Networking – Seja excelente em tudo o que faz – Parte IV

Networking – Não participe (apenas) em eventos; organize-os! parte III

Networking – Dar para Receber – Parte II

Networking – as 6 acções que fazem a diferença – PARTE I

Jorge Basto Sobreira

Licenciado em Ciências da Comunicação, especialista em Marketing de Serviços, tem desenvolvido trabalho em projectos multinacionais e PME’s em diversas áreas de negócio tendo ocupado lugares de direcção em empresas com gestão Portuguesa, Francesa e Alemã. Actualmente é Sales and Marketing Manager na Basepoint e consultor/formador na IncubIT. Trabalha as áreas de Comunicação, Gestão de Marketing e Vendas e Social Media.

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *