21 Configurações Técnicas Essenciais no Linkedin

Depois do artigo anterior ter recebido tantas visitas e comentários, coloquei mãos à obra para apresentar-vos as 21 configurações técnicas essenciais a ter em conta no Linkedin.

Provavelmente, por falta de tempo, de curiosidade ou de perceção sobre a importância nas configurações dos seus perfis Linkedin, muitos dos utilizadores não lhe dão a devida a atenção.

A página de configurações do Linkedin pode ser vista no canto superior direito da página principal.


1. PERFIL

O perfil Linkedin tem várias configurações importantes:

1) mostrar/ não mostrar todas as atividades que fazemos no Linkedin (procura de emprego, grupos ou alterações ao perfil…

2) mostrar / não mostrar o nosso perfil quando visitamos outros perfis no Linkedin. Se não quisermos mostrar o nosso rasto pelo Linkedin, a rede também não vos irá devolver os visitantes ao seu perfil. Apenas para relembrar que este pode ser um bom indicador sobre a popularidade do nosso perfil.

3) mostrar / não mostrar a nossa lista de contatos. A nossa rede de contatos é a nossa mais valia. Podemos guardá-la em segurança! Com alguma regularidade, exporte os dados da sua rede de contatos. Assim, garante que nada se perde!



4) adicionar as suas contas Twitter. Sugestão: se comunicar de forma diferente no Linkedin e no Twitter, não faça a integração. Os seus contatos não vão gostar de receber mensagens em estilo Twitter.

5) edite nome, localização e indústria. Nesta seção, terá também oportunidade de alterar a sua “headline” profissional. Não se esqueça de que esta linha será a primeira informação que dá aos outros sobre si.

6) editar o seu perfil.

7) editar o seu perfil público. Numa primeira instância,  pode e deve selecionar a informação que quer partilhar sobre si.



Três elementos interessantes:

– o seu endereço personalizado – http://pt.linkedin.com/in/caramez (terá mais relevo em pesquisas nos motores de busca)

– o botão dedicado para o seu perfil que pode colocar no seu website

– 3 links no seu perfil: USE-OS mas de forma personalizada que indexem corretamente nos motores de busca!!!



8) gerir as suas recomendações. 5 recomendações conferem-lhe maior visibilidade na rede. Melhor forma de obter recomendações? Recomende primeiro!!!

2. Configurações de EMAIL

Algumas das reclamações sobre o uso do Linkedin está relacionada com a quantidade de emails que são recebidos todos os dias. Desta forma, é possível limitar esse fluxo, usando pequenos ajustamentos.

9) selecione o tipos de mensagens que quer receber. 10) definir a periodicidade com que recebe mensagens / atualizações dos grupos em que está inserido. Se estiver nos 50 grupos permitidos pelo Linkedin, o volume pode ser imenso…

11) ativar / não ativar as comunicações entre si e a rede Linkedin.

3. Grupos / Empresas / Aplicações

Esta área das configurações está dividida em 3 funcionalidades:

12) Grupos – organizar a ordem em que visualizamos os grupos; ativar/ não ativar convites para grupos por parte de outros membros;

13) Empresas – visualizar lista de empresas que seguimos no Linkedin

14) Aplicações – visualizar lista de aplicações subscritas (máximo de 10); adicionar novas aplicações.

4. Conta Linkedin

A última área das configurações ajuda o utilizador a ajustar a sua privacidade em vários níveis:

15) ativar / não ativar a receção de publicidade por parte de outros utilizadores

16) Alterar a visibilidade da sua foto de perfil

17) Alterar a forma como visualizamos as fotos de outros utilizadores

18) Visualizar as atualizações que aparecem na nossa página inicial do Linkedin (Geral, perfil e recomendações, perguntas e respostas, eventos e empregos). Podemos até excluir atualizações da página principal de determinados utilizadores.

19) Selecionar o idioma do Linkedin (de momento, podemos escolher 1 de 6 línguas). Não confundir com o idioma do nosso perfil Linkedin.

20) Email & Password – CONFIGURAÇÃO IMPORTANTE

O registo de toda a vossa lista de emails é muito importante. Razões:

– possibilidade de outros utilizadores quererem convidar-vos para a rede deles, usando outro email não associado à sua empresa

– não perderem a vossa conta Linkedin porque deixaram de ter acesso ao vosso email.

21) atualização ou cessação da conta Linkedin

11 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *