Resoluções do novo ano 2011 em Redes Sociais

Tivemos um ano intenso muito virado para as redes sociais. A rede Linkedin ganhou um enorme protagonismo em Portugal e em todo o mundo lusófono (Linkedin em português). O Facebook chegou aos 3 milhões de utilizadores (TVNET)! Para 2011, espera-se uma postura mais orientada para retirar o máximo proveito das redes sociais em termos profissionais.



Nos dias que correm, grande parte dos utilizadores têm conta no Facebook, Twitter, LinkedIn e outras redes sociais pertinentes para a sua indústria ou área de especialidade.
Mas já se questionou:
Quantas vezes actualiza a sua experiência profissional e outras informações? Quantas vezes publica conteúdo no seu perfil? Quantas vezes twita? Estas são coisas que pode e deve fazer. E já que nos estamos a aproximar do fim de ano, elaborei uma lista de resoluções em relação às redes sociais que deve considerar em 2011.

1. Crie a sua identidade “virtual”!

A criação de perfis em uma ou mesmo várias redes sociais não é suficiente. Em vários casos, uma presença despida de conteúdo, indicia uma “imagem virtual” pobre e descuidada e não irá certamente atrair visitantes ao perfil.
O vosso perfil deve transmitir tudo aquilo que querem que as outras pessoas que vos visitam saibam sobre a vossa actividade e sobre o que podem oferecer como pessoa, como empresa.
Quando cria o(s) seu(s) perfil(s), precisa de se certificar de que reflectem a marca que pretende retratar. Atenções especiais a fotos, vídeos e comentários!

Procure respeitar a net-etiqueta das redes sociais para que não se arrependa mais tarde do que não devia ter dito ou comentado!

2. Mantenha-se activo, mas não exagere!
Existem milhares de redes sociais e não vamos conseguir estar em todo o lado.
Quando cria o seu perfil, é importante mantê-lo sempre em constante vigilância. Mesmo que o tempo seja um problema, pode exectuar várias actividades num momento particular do dia. Por exemplo: actualizar o status, postar links para outras coisas que escreveu, um comentário. Ver também este artigo sobre Gestão do perfil Linkedin.
Ninguém diz que tem que estar activo todos os dias, durante todo o dia, mas sugiro que coloque algo novo e fresco, pelo menos uma vez por semana de forma consistente (ver estudo Linkedin).

3. Definir metas no contacto com outros utilizadores nas redes sociais

Construindo um perfil ou até mesmo permanecer activo no seu perfil, não é suficiente para trazer as pessoas até si. Infelizmente não é assim que funcionam as redes sociais!!

O “segredo” está em interagir com outros utilizadores.

Comece por procurar “like-minded people” que pode ligar e envie-lhes um pedido com uma pequena nota pessoal, para se conectar. Se não conhece pessoalmente esse utilizador, terá que lhe dar boas razões para este contacto.

4. Construa um relacionamento digital com os seus contactos

Tem um perfil e tem um grande número de contactos, e agora?

Tem que desenvolver um relacionamento com aqueles com quem está conectado. Uma maneira de fazer isso é enviar mensagens pessoais para aqueles que se conectaram. Conectando-se com alguém a um nível pessoal é a melhor maneira de “quebrar o gelo” e derrubar as barreiras que poderiam estar no seu caminho.

Quando está à procura de novos contactos, analise o perfil do potencial contactos e encontre alguns pontos comuns, mesmo que seja apenas em conexões semelhantes com outras pessoas nas vossas comunidades empresariais. Deve incluir SEMPRE uma mensagem personalizada no convite para se conectar. As mensagens pessoais são muitas vezes decisivas para aceitar o novo pedido de contacto.

5. Use ferramentas de gestão de redes sociais

Hoje em dia, é praticamente impossível gerir tantas redes sociais sem o recurso a ferramentas especiais que agregam toda a actividade destas redes no mesmo local.



Hootsuite – uma das ferramentas mais conhecidas e mais eficazes.

6. Tenha um olho na concorrência

A maioria das redes sociais oferece um campo de pesquisa. Procure pela sua concorrência. Pesquisar o nome da empresa, o seu website, o nome do CEO ou outro funcionário da empresa. Isto dará a oportunidade de ver o que a concorrência está a fazer, oferecendo e publicando, mas também vai permitir que veja o que os outros dizem sobre eles.

Também deve usar os motores de busca como o Google (Google Alerts) ou Bing. Isto vai oferecer-lhe uma perspectiva única sobre o que os outros sentem ser os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes.

7. Ouça o que os outros estão a dizer sobre si

Utilize as mesmas opções de pesquisa que mencionei anteriormente. Utilize estas funções para ver o que os outros estão publicando sobre si. Pesquisar na Internet opiniões dos seus negócios, produtos e serviços. Quando encontrar comentários, sejam eles bons ou maus, responder em tempo útil, mantendo o seu profissionalismo. Enviar mensagens pessoais directamente ou deixar feedback sobre a sua empresa, podem ser opções válidas. Se vir um padrão consistente, considere abordar essas preocupações no seu perfil para que todos os clientes actuais e futuros possam ver que está ciente dos problemas do produto/serviço e estão a efectuar as mudanças necessárias para as corrigir. Isso vai mostrar que está a ouvir as preocupações e a levá-las a sério.

8. Demonstrar os seus conhecimentos, fazer e responder a perguntas

Muitas redes sociais apresentam uma área de perguntas e respostas, tal como Linkedin Answers, onde é possível responder a perguntas que pertencem à sua área de conhecimento e competência.
Ao lançar perguntas e dar respostas úteis, não estará apenas a mostrar os seus conhecimentos para outras pessoas, mas a construir a sua credibilidade como um perito no seu campo e a construir a sua marca pessoal. As melhores perguntas e respostas vão dar aos outros uma razão especial para analisar o seu perfil.
Esta é também uma maneira de construir relacionamentos poderosos que vai certamente ajudar a fazer crescer o seu negócio porque lhe dá a oportunidade de “contato” com a pessoa que faz as perguntas. Ao responder a perguntas, faça-o de forma aprofundada e ofereça dicas, links de sites com informações adicionais, ou mesmo recomende alguém que é o melhor especialista sobre o assunto.

9. Enviar e pedir algumas recomendações

As pessoas gostam de fazer negócios com pessoas que admiram. E ainda mais, as pessoas gostam de fazer negócios com aqueles que são altamente recomendados. No perfil LinkedIn, há uma funcionalidade específica, onde podemos pedir a outros que nos recomendem. Essas recomendações são apresentadas dentro do perfil de forma permanente.

10. Promova os seus Perfis nas redes sociais
Uma das minhas formas de promover as minhas contas é através da assinatura que coloco no final de todos os meus e-mails.
Wisestamp – uso esta aplicação!

Outras aplicações:

Xeesm

Plugins sociais do Facebook

Bom ano 2011!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *