Formação no BNI Lider – Lisboa

Estivemos com grande entusiasmo em mais uma sessão de formação Linkedin, na qual ajudámos os membros daquela comunidade a utilizarem o Linkedin de forma profissional para conseguir objectivos individuais e colectivos.

Esta formação foi orientada pelo Ricardo Andorinho.

O BNI Líder está agora preparado para ganhar mais e melhor visibilidade naquela que é a rede mundial de todos os profissionais.

One comment

  • Wankane João António

    As 16 Qualidades pessoais mais Valorizadas em Qualquer Empresa
    Educação – 08 de Agosto de 2015
    Wankane João António
    O desejo de progredir já é um qualificador profissional…

    Dentro de uma empresa, o funcionário que não aceita novos desafios é peça descartável…Você sabe quais são as maiores qualidades que os novos empregadores procurarm em seus funcionários?

    Essa informação pode ser de grande valor para quem está à procura de colocação, ou para aqueles que já estão trabalhando e desejam progredir na empresa, seja ela de que natureza for.

    De acordo com pesquisas realizadas em vários países, Angola inclusive, os especialistas em Recursos Humanos fizeram uma lista com os atributos que um funcionário ou candidado a emprego deve ter para agradar aos patrões, e, por que não, ter sucesso em sua carreira profissional.

    O ideal seria que, antes de ler a relação com os Requisitos, o leitor fizesse uma lista de suas próprias Qualidades, ou aquelas que julga mais importantes em si mesmo.

    Depois de ler, veja se está no caminho certo, ou se falta melhorar alguma coisa. Veja a seguir a lista com os principais pontos, atributos, que faz aquele patrão tratar o empregado como sócio.

    1. Atitude Positiva
    Empregadores valorizam empregados que são alegres e otimistas, com aquela atitude de “sou capaz”. Um bom senso de humor é também uma qualidade muito bem vista.

    2. Facilidade de Comunicação
    Quesitos como excelência em escrita e expressão verbal são obrigatórios. Saber se expressar de forma clara e precisa, tanto no modo escrito quanto falado, farão toda diferença. O fato de ser capaz de redigir corretamente relatórios e textos, é um atributo dos mais valorizados pelos empregadores. Construa um bom vocabulário e corrija sua dicção. Fique atento enquanto fala. A excelência na sua capacidade de comunicar-se repercute de forma altamente positiva aos olhos dos observadores da empresa, inclusive aqueles que você não vê.

    3. Habilidade com Computadores e Dispositivos Móveis
    Hoje em dia, saber lidar com os computadores e dispositivos móveis é um item essencial. Na maioria das empresas, logo será em todas, saber usar um processador de textos, acessar a internet, enviar e receber emails e operar acessórios eletrônicos inteligentes, serão pré-requisitos necessários, tanto para contratação, quanto para permanência no cargo, e naturalmente, para eventuais promoções.

    4. Ética no Trabalho
    Um funcionário fortemente comprometido com o seu trabalho e políticas internas da empresa é um dos mais valorizados. A dica é, sempre termine as tarefas que começa, mesmo quando o grau de dificuldade for grande.

    5. Honestidade e Integridade
    Não pegue “emprestado” objetos ou suprimentos da empresa sem a expressa permissão do seu empregador ou Supervisor. São coisas para uso no ambiente de trabalho, pertencem a empresa, não a você. Não minta, engane ou roube. Trabalhe o expediente inteiro, afinal de contas, você recebe um salário para isso, seja justo. Deixe as chamadas telefônicas pessoais para os horários de intervalo. Pequenos gestos negativos podem arruinar uma brilhante carreira; pequenos gestos positivos podem garantir seu sucesso.

    6. Pontualidade
    Chegue sempre na hora. Do mesmo modo, cumpra o horário dos intervalos. Nas exceções, casos onde o funcionário não pode cumprir os horários, ou chegando tarde ao local de trabalho, ou atrasando a conclusão de tarefas, deverão informar ao seu supervisor antecipadamente para que o mesmo seja capaz de tomar providências, evitando assim maiores prejuízos e contratempos.

    7. Flexibilidade e Adaptação
    Disposição para se envolver com vários projetos, para ajudar e encorajar os outros, ou para encontrar soluções criativas para problemas difíceis. É necessário se adaptar às mudanças com rapidez e facilidade. Ter capacidade de rapidamente aprender coisas novas, ou se integrar com novas atribuições. Não desanimar diante de obstáculos. Tenha atenção redobrada ao acompanhar vários projetos. Esteja pronto para prosseguir, tome folêgo e aproveite as oportunidades que se apresentam para demonstrar publicamente todo seu potencial.

    Quando deseja se qualificar, o funcionário também qualifica a empresa…

    Dentro de uma empresa, o verdadeiro bom funcionário tem interesse em aprender sempre mais, deixando isso bem claro para seu empregador…
    8. Habilidade para Gerenciar
    Saber gerenciar a prioridade de tarefas, ter a habilidade de delegar atribuições sem comprometer os cronogramas de execuções, são outras das mais valorizadas qualidades. Funcionários que sabem administrar a execução de vários projetos simultaneamente, se tornam peças estratégicas para o empregador. Estar apto a identificar e priorizar atividades é uma importante qualidade.

    Se dentre seus atributos não está relacionada a capacidade de gerenciar seu tempo, a valorizada técnica de saber fazer as coisas acontecerem, seu currículo não terá um tratamento diferenciado.

    A máxima do mundo dos negócios é: “tempo é dinheiro”, e empregados que possuam a habilidade de conduzir projetos de acordo com suas prioridades cumprindo os prazos estabelecidos são tratados como verdadeiras jóias preciosas.

    9. Competência Técnica
    Muitos cargos vão requerer um certo nível de qualificação. Eles são identificados pela própria designação profissional do nome. Por exemplo, engenheiro, economista, contador, recursos humanos, programador, etc. Se você for contratado para trabalhar vendendo software, você se sairá melhor se for vendedor, que seria a qualificação necessária para exercer a função. Dotado da devida competência técnica, aprender sobre as características do produto a ser vendido, nesse caso software, torna-se apenas um detalhe.

    10. Capacidade Analítica na Solução de Problemas
    Não tenha medo de ser criativo. Muitos empregados têm medo de assumir novas tarefas e responsabilidades simplesmente porque temem falhar. Empregadores procuram por funcionários que estão dispostos a descobrir meios alternativos, criativos, para solucionar velhos e novos problemas. Saia um pouco do seu cubículo, deixe sua zona de conforto e estagnação, existe vida fora de sua sala.

    11. Motivacão, Determinação, Persistência e Iniciativa
    Este ponto é de extrema importância. Supervisores ou chefes, normalmente dão aos funcionários metas que podem ser alcançadas sem muito esforço. O segredo é estar pronto para enfrentar desafios maiores que possam surgir. É estar disposto à trabalhar duro, sem desanimar, para superar obstáculos fora da rotina, quando se fizerem presentes.

    Adote a automotivação como diferencial; seja aquele que começa sem que lhe peçam. Tenha entusiasmo e uma atitude positiva no local de trabalho. Seja um trabalhador dedicado, aquele que está sempre disponível para novos desafios, ao invés de um preguiçoso e acomodado.

    12. Eficiência
    De que adianta você ser altamente qualificado no papel, se na prática, ainda não mostrou serviço algum? Eficiência será para sempre pontuada como uma qualidade das mais interessantes durante um processo de seleção ou promoção dentro de qualquer empresa. Empregadores estão pagando pelo seu tempo e não desejam que desperdice suas horas de trabalho à toa.

    Mostre serviço, cumpra os prazos, melhor ainda, se esforçe para entregar o trabalho antes do prazo. Seja organizado, siga o cronograma, diga que está disponível, mostre interesse em realizar tarefas mais desafiadoras. Empregados com esse perfil terão ascensão garantida dentro da empresa.

    13. Disposição e Vontade de aprender novas habilidades, de adquirir mais capacitação
    Juntamente com flexibilidade, empregadores precisam de funcionários que possam e queiram aprender novas habilidades quando for necessário. Pessoas com interesse em aprender mais, ganham sempre mais, e são ativos valorizados em qualquer ambiente de trabalho.

    14. Habilidades Interpessoais
    No convívio com os outros, nunca é demais ser gentil, respeitador, acessível. Pratique a regra de ouro: “Trate os outros como gostaria de ser tratado.” Não se esqueça de vestir-se bem. Cuidar do alinho e aparência é fundamental. Assegure-se de que suas roupas estão sempre limpas e asseadas, cabelo penteado, barba feita e, não descuide do desodorante, mas também não exagere.

    15. Habilidade para Trabalhar em Equipe
    Um bom empregado tem habilidade para fazer parte de um grupo de trabalho em projetos, dentro ou fora da empresa. Esteja pronto para interagir, compartilhar e ouvir, e trabalhar de acordo com ideias de outros membros do grupo.

    16. Lealdade
    Sempre fale bem da sua empresa, supervisor ou cargo. Não comente assuntos confidenciais com ninguém que não esteja autorizado a saber. Lembre-se, esse mundo têm ouvidos muito sensíveis. Hoje, as notícias se propagam numa velocidade acima da compreensão humana. Você nunca terá certeza se, o seu melhor amigo(a), aquele(a) a quem conta tudo, não tem como confidente outra pessoa que de alguma forma tenha ligações diretas ou indiretas com outros membros do seu trabalho. Por isso, contenha-se.

    Conclusão:
    Então, quais foram os Pontos nos quais Você mais se Enxergou?

    Coloque estas qualidades em prática e irá maximizar suas chances de continuar empregado e ainda ser promovido regularmente. Não precisa dizer para ninguém que possui tais qualidades, basta praticá-las no seu dia a dia, incorporando-as naturalmente à sua rotina, e logo, com certeza, será um ativo altamente valorizado dentro de qualquer corporação.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *