Como gerir o Perfil Linkedin – 15 minutos por dia

Nas últimas semanas, levei a cabo várias sondagens junto de utilizadores Linkedin.Umas das sondagens era dedicada à frequência de utilização do Linkedin.


Pela leitura do gráfico, podemos constatar que 73% dos utilizadores portugueses que participaram na sondagem afirmaram fazê-lo diariamente.

Um dos maiores problemas da presença online é, como todos sabemos, o tempo alocado para fazer tantas actividades importantes para manter uma perfil activo na rede. Vários estudos apontam já para diminuições significativas da produtividade dos trabalhadores provocados pela grande quantidade de tempo investida nas redes.

Estudo – http://bit.ly/cmujrB

Estudo americano – http://bit.ly/czJkbL

Estudo Twitter custa às empresa Inglesas 1,4 biliões Libras – http://bit.ly/cJBS2O



Desta forma, apresento-vos um plano semanal de gestão do perfil Linkedin.


Etapa 1: Preparação
Agende 15 minutos por dia no seu calendário! Esta pode a parte mais difícil. Seja disciplinado e faça a gestão da sua rede Linkedin apenas nesse momento.

Momentos possíveis: ao início da manhã, durante a hora do almoço, no final do dia.

Etapa 2: Crie o hábito diário
Existem 4 coisas que pode fazer todos os dias no Linkedin:

1. Actualize o seu Estado. (coloque informação pertinente relacionada com a actividade profissional)

2. Reveja a página inicial do Linkedin: actividades a responder, se necessário. Convites para grupos ou outras mensagens que requerem acção. Trabalho administrativo rápido! Se quiser limpar as mensagens do seu “inbox”, seleccione as mensagens e ARQUIVE-AS! O Linkedin guarda todas as suas mensagens no arquivo. Não existe forma de as eliminar do sistema.

3. Responda prontamente a qualquer mensagem que recebe através do Linkedin. As mensagens mais demoradas devem ser transferidas para outra altura do dia.

4. Sugiro que se dedique apenas a uma actividade diária … que vai ser rotativa por esta ordem durante a semana.

Segunda-feira: Contactos
Uma grande oportunidade que tem para dar valor aos seus contactos actuais é estabelecer ligação. Envie mensagens periódicas para os membros da sua rede de contactos: actualizações da sua actividade profissional, solicitações, recomendações, etc.
Apresentar uma rede muito grande e não ter qualquer benefício, é irrelevante. Todas as semanas, estabeleça 2 a 3 contactos com membros que não interagiu nos últimos 3 meses.

O seu novo projecto ou cliente pode estar dentro da sua própria rede!

Terça-feira: fazer perguntas
Lance uma pergunta pertinente num grupo ou à sua rede. Vai receber um feedback fantástico! O Linkedin tem também uma secção especial – Linkedin Answers! Lance uma questão através daqui.

Vai ficar impressionado com a qualidade de informação valiosa que vai receber. Na semana seguinte, pode enviar a todos os que participaram no desafio de responder à sua questão, uma mensagem de agradecimento com as melhores respostas.

Quarta-feira: Discussões / Grupos
Reveja os grupos que pertence e comente algumas discussões! Respondendo a perguntas ou desafios será uma óptima maneira de reforçar a sua presença na Rede.

Utilize o directório de grupos para identificar novos grupos para aderir (pode estar em 50 grupos).

Quinta-feira: Agradecimento // Emprego
Agradeça aos seus contactos pela assistência oferecida durante a semana.

Para além desta actividade tão importante, faça uma visita ao mural do emprego no Linkedin. Esta página dá-lhe uma ideia das solicitações do mercado nacional e internacional na sua área de especialidade.

Sexta-feira: Faça crescer a sua rede
Este é o dia para fazer crescer a sua rede de contactos. Primeiro, visualize os perfis de todas as pessoas que efectuaram pedido para aderir à sua rede ao longo da semana. Tenha uma mensagem pré-formatada de agradecimento aos novos membros. Relembre-lhes o que faz ou o que procura.

Lance convites, relembrando às pessoas as razões para solicitar adesão à rede.

Sexta-feira é também um grande dia para acrescentar livros que leu, viagens, ou apresentações Slideshare ao seu perfil.

4 comments

  • luis

    A iniciativa deste artigo é excelente. Penso noentanto que comporta uma incongruencia:

    Agende 15 minutos por dia no seu calendário! Esta pode a parte mais difícil. Seja disciplinado e faça a gestão da sua rede Linkedin apenas nesse momento.

    3. Responda prontamente a qualquer mensagem que recebe através do Linkedin. As mensagens mais demoradas devem ser transferidas para outra altura do dia.

    Claro! a tendencia para estar sempre ligado é enorme.
    Parabéns

  • admin

    Viva Luís,

    Agradeço o seu comentário!

    A resposta a mensagens Linkedin é para assuntos urgentes e importantes (ex.:oferta de emprego) ou de resposta rápida.

    Abraço e continue a visitar o espaço!

  • Evaldo

    Excelente dica, funciona como a luz de uma vela numa noite numa mata!!!

    Obrigado!

  • Gonçalo Parreira

    Caro Pedro Caramez,

    Sistematizou e simplificou aquilo que já vamos sentido na pele ou sabendo de forma empírica: a dificuldade em navegar as múltiplas solicitações – reais e virtuais – e que desembocam na sensação de “não se ter tempo para nada”…

    Boas sugestões. Continue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *